top of page

PAIS, COMO LIDAR COM O PRIMEIRO DIA DE AULA.

Atualizado: 3 de fev. de 2019


Cada família tem o seu momento e critérios para saber quando as crianças irão para a escola.


A idade escolar não é necessariamente um consenso geral entre mães e pais, variando muito de acordo com as necessidades de cada família. No entanto, mais cedo ou mais tarde, quando a criança atingir a idade de ingressar na Educação¹, chegará esse momento.


A criança passará por uma série de questionamentos, dúvidas e receios. E é por isso que os pais e os que convivem com a criança precisam estar preparados para esse momento, mesmo que seja tão difícil para todas as partes.


Os pais também devem se preparar O mais curioso é que são os pais os primeiros a se sentirem um tanto quanto incomodados com a situação. Afinal, deixar os filhos na escola pela primeira vez pode ser um processo difícil, tamanha é a sensação de abandono que possa acarretar.



Essa sensação pode ser sentida principalmente por parte das mães, que estatisticamente passam mais tempo com seus filhos e, como consequência, trazem esse instinto de dependência emocional mais aflorada. Com isso, é preciso dizer que pouco adiantará acalmar a criança que está indo pra escola pela primeira vez se os próprios pais não estiverem preparados para tal situação.


Não é segredo que meninos e meninas, apesar da pouca idade, sabem o que lhes aguarda através da reação do pai e da mãe. A escola, que é um espaço sem a presença de um familiar e na qual ela será estimulada a ter convívio com demais crianças e adultos, é natural que a insegurança tome conta.


Os pais também devem confiar os cuidados de seus pequenos nas mãos de “pessoas estranhas”. No entanto, aos poucos esse sentimento de desconfiança será cessado. Até porque não se trata apenas dos nossos filhos, mas de muitas outras crianças que passaram e ainda passam por lá ano após ano.



Dicas Para Lidar com "O Primeiro Dia na Escola"


Incentive o seu filho de maneira sucinta

É importante não deixar o seu filho ainda mais ansioso com longas explicações sobre o que é – ou como deveria ser – a escola. Isso pode atrapalhar mais do que ajudar. Seja breve em dizer que seu filho irá para a escola, local onde vai aprender muitas coisas e conhecer novos amigos. Em grande parte, basta tornar simples algo que deveria ser indolor.


Nós mesmos já passamos por essa fase e é bem capaz de muitos nem lembrarem o primeiro dia de aula de maneira traumatizante.


Não dê recompensas para algo que deve ser prazeroso

A escola não deverá ser um problema a ser contornado com prêmios, recompensas ou quaisquer coisas que possam amenizar o fato de que a criança possa ter que acordar cedo, fazer lição de casa, aguardar a hora de entrada na escola, etc.


Aliás, trata-se de uma grande oportunidade de ensinar aos filhos a importância da responsabilidade de uma maneira bastante lúdica. Durante essa fase, boa parte das atividades na escola remetem às brincadeiras e contatos com as coisas do cotidiano. Isso sem falar na construção do aparato imaginativo através de historinhas e primeiro contato com a arte.


Mantenha uma rotina para o caminho da escola

Não será um processo mais fácil se cada cada vez que for deixar o seu filho na escola não seguir uma rotina. O mais indicado seria ir à escola caminhando, mas sabemos que hoje em dia o transporte escolar auxilia muito os pais que não dispõem desse tempo.


Mesmo assim, será de grande ajuda se nos primeiros dias de aula uma rotina for respeitada.


Faça uma despedida segura e sincera

Jamais saia sem se despedir do seu filho. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte nos pequenos. O ideal é falar algo positivo e que logo mais estarão juntos novamente.


Mantendo esse gesto, muito em breve não será preciso fazer com que seu filho se sinta inseguro no novo ambiente. Lembre-se que os choros nos primeiros dias são bem comuns e com o tempo não será motivo de preocupação.


Sempre converse sobre a importância da escola e todas as coisas legais que ela possa proporcionar.




Em casa também deve haver organização

Não é porque a criança se encontra fora dos horários de aula que as responsabilidades do aprendizado não serão cumpridas, incluindo horários de sono e despertar. Organize um espaço tranquilo para que ela possa estudar e assimilar as atividades que serão ensinadas diariamente.


É imprescindível que os pais acompanhem todas as lições de casa nesse primeiro momento. Assim, logo mais ela vai criando gosto e o hábito por essa etapa e o dia seguinte será melhor para eles. A organização do material escolar e lancheira também deve ser acompanhada, assim como o uniforme da escola.


1. Lei nº 12.796/2013 estabelece que a educação infantil contempla crianças de 4 e 5 anos.

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade


http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/educacao/como-lidar-com-o-primeiro-dia-de-aula-da-crianca/

308 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page