top of page

Educação Infantil

20230526_104158.jpg
WhatsApp Image 2022-02-10 at 18.58.24.jpeg

A criança no período de 0 a 5 anos constitui o pensamento e concebe a inteligência a partir da relação com o meio e os objetos que lhe são oferecidos.

Todos os seus movimentos são exclusivamente sensoriais, ou seja, recebe o mundo a partir de seus 5 sentidos. A criança utiliza de seus esquemas interiores, primeiro de modo inconsciente, e depois progressivamente utilizando de sua consciência, relacionando-se com o mundo exterior. É nessa fase que o lúdico deve ser levado muito em consideração, para que a criança possa inventar, criar, imaginar, perguntar, retrucar, reconhecer-se, refazer-se e socializar-se.

Portanto, é imprescindível que a Educação Infantil proporcione um conjunto de meios, materiais e oportunidades, tanto em relação ao ambiente, como o tratamento com o outro, para garantir o desenvolvimento das habilidades citadas, de uma forma saudável e progressiva em todos os seus aspectos.

No Colégio Constelação a Educação Infantil (2 a 5 anos) é baseada no princípio da interação com o outro e com o meio, mas diferencial e exclusivamente, a partir dos ensinamentos de Cristo e sua humanidade. Nossa filosofia Cristã impera no Colégio de forma que o amor e a liberdade de expressão das crianças sejam o contato direto para o desenvolvimento pleno de suas habilidades, sendo garantido através do lúdico, dos materiais oferecidos, pelo carinho e tratamento expresso pelos educadores. Assim, temos alunos mais críticos, criativos, reflexivos, autocorretivos, capazes de reconhecer-se na sociedade, mas essencialmente mais felizes.

Durante as aulas, são propostas atividades para que desenvolva alguns fatores, como sensibilidade, autonomia, autoestima, raciocínio, socialização, domínio motor, diferentes formas de representação simbólica, entre outros. Tarefas essas baseadas na exploração, experimentação e registro, a partir de suas leituras.

Em suma, o Colégio Constelação compreende e considera que a Educação Infantil deve abranger o indivíduo em sua totalidade, fornecendo subsídios para que desenvolva e fortaleça suas operações cognitivas, a fim de se reconhecer como um ser integrante de nossa cultura, de maneira ética, sensível, singular e individual, estando apto assim, para enfrentar os desafios que surgirão nas demais fases de seu desenvolvimento.

bottom of page