top of page

As gerações X, Y, Z e Alpha e suas características | Qual a sua geração?

Atualizado: 13 de jul. de 2018



BABY BOOMERS

Surgiram após o fim da segunda guerra mundial, onde os soldados voltaram para casa e conceberam bebês numa mesma época. Daí o termo em inglês, "explosão de bebês". Hoje essas pessoas estão com mais de 50 anos, muitos aposentados e outros ainda no mercado de trabalho, onde valorizam um emprego fixo e estável, se importando mais com sua experiência do que com sua capacidade de inovação. 


Os que exercem funções de chefia, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores considerável, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de gestão de pessoas e desenvolvimento estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.


Eles inventaram o “workaholic” ou pelo menos muitos deles sofrem de seus efeitos. Os Babies Boomers criaram uma forte mudança social, incluindo o movimento hippie, o feminismo e os direitos civis. Eles são otimistas e automotivados. 


Analistas de mercado dizem que esta geração sofrem pouca influência da marca no momento da compra, não se influenciam facilmente por outras pessoas e são mais firmes e maduros nas decisões.


Outras características de pessoas dos Baby Boomers:

  • Padrão de vida estável;

  • Preferência por qualidade e não quantidade;

  • Sabe o que quer;

  • Não é influenciado por terceiros;


>>>>>


A GERAÇÃO "X"

São os filhos dos Baby Boomers. Surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80.



É um grupo identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.


Acontece que a geração X cresceu, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o e-mail, etc.



Grande parte dessa geração chegou a sua idade adulta com sonhos e descobriu que muito deles, não passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço bem alto. Enquanto isso, viram seus filhos crescerem em um mundo diferente do que eles conheceram quando jovens.


Algumas características de pessoas da geração X:

  • Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;

  • Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;

  • Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;

  • Busca maior por seus direitos;

  • Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;

  • Procura de liberdade.


>>>>>


GERAÇÃO "Y" (Milennials)

Compreende aqueles que nasceram na década de 80 e final dos anos 90, essa é a geração da liberdade e da inovação.


Foi a geração que desenvolveu-se em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.


A geração Y cresceu rodeada de facilidades oferecidas por seus pais, que obviamente queriam dar uma vida melhor do que aquela que tiveram, para seus filhos. Se a geração X viu a tecnologia nascer, foi a vez da tecnologia ver a geração Y nascer e os acompanhar desde pequenos.


Jovens desta geração têm como hábito ser tão multitarefas, podendo ao mesmo tempo trabalhar em mais de um projeto, responder e-mails, acompanhar as notícias através de algum site, conversar com os colegas de trabalho, conversar com os amigos online, ouvir música e dar atenção às redes sociais.


Os jovens da geração Y foram acostumados a conseguir o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e crescimento profissional.


Trata-se da primeira geração verdadeiramente globalizada, que cresceu com a tecnologia e a usa desde a primeira infância.


A tecnologia e os dispositivos móveis permitiram a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais.


Algumas características de pessoas da geração Y:

  • Estão sempre conectados;

  • Procuram informação fácil e imediata;

  • Digitam ao invés de escrever;

  • Preferem emails a cartas;

  • Vivem em redes de relacionamento virtuais;

  • Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos. etc;

  • Estão sempre em busca de novas tecnologias;

  • Tem um grande fluxo de informações diariamente.


>>>>>


A Geração Z

Compreende os nascidos entre 1990 a 2010 e está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos.


As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando desde pequenos já familiarizadas com a internet e todas suas possibilidades, com o compartilhamento de arquivos constantes, com os smartphones, tablets, e principalmente estando sempre conectadas e “ligadas” ao que acontece em tempo real.

Integrantes desta geração nunca viram o mundo sem computadores. E como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.


A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e seus estudos, a maioria já não acredita mais em fazer uma só coisa para o resto da vida ou passar sua vida profissional inteira em uma só empresa.


Algumas características de pessoas da geração Z:

  • Desapegado das fronteiras geográficas;

  • Demasiados ansiosos;

  • Falta de intimidade e relação social;

  • Forte responsabilidade social;

  • Necessidade extrema de interação e exposição de opinião.


>>>>>


GERAÇÃO ALPHA

Geração Alpha? Nunca ouviu falar? Pois é, eles nasceram depois de 2010 e já ganharam atenção suficiente para se tornarem tema de documentário. A grande diferença entre a nova geração e a Z (nascidos nos anos 90) é a interação com a tecnologia desde o nascimento – quem nunca viu um bebê que mal anda mexer com a maior naturalidade num smartphone? Eles parecem muito mais inteligentes do que nós.


A Geração Alpha vive um momento em que se preza a diversidade e a espontaneidade. Não é necessário ter um papel definido, cada um tem suas “sub-identidades”. Para as crianças, tudo isso que elas estão vivendo é natural, nós é que estamos assustados e nem sempre sabemos lidar com tantas mudanças.


Em vista de tudo isso, podemos dizer que : Independente da geração que o profissional pertença, o objetivo principal de uma empresa é obter lucro. Para tanto, não existe uma receita, porém, exige um requisito básico dos colaboradores envolvidos, que é a capacidade de se trabalhar em equipe. Em qualquer que seja a organização multissetorial, nenhum profissional é dotado de todas as competências.


A evolução profissional individual sempre depende do aprendizado, que por sua vez depende da troca de experiências. Essa troca só é possível de pessoa para pessoa e geralmente a faixa etária não é equivalente. Todas as gerações têm a ensinar umas às outras. [...]


---

Fonte:

http://sucessojovem.com.br/as-geracoes-x-y-e-z/

https://pt.linkedin.com/pulse/conflito-de-gera%C3%A7%C3%B5es-baby-boomers-x-y-z-apresentando-alpha-pereira


Referências:

84.339 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


Heryck Garcia
Heryck Garcia
24 dic 2023

Faltou um ponto muito importante. As novas gerações tem pela primeira vez na história, o QI mais baixo que a geração anterior.

Me gusta
bottom of page