top of page

Amigos e desempenho escolar

A relação que o seu filho nutre com os amigos e os colegas da escola tem um alto impacto em seu desempenho na escola. As crianças e os adolescentes transferem suas experiências diretamente dentro da sala de aula. Isso significa que se eles têm boas relações com os colegas, o aprendizado torna-se mais dinâmico e leve.

Benefícios das amizades para o rendimento na escolar

Melhora da relação interpessoal

Ao nutrir uma boa relação com os colegas de sala e cultivar amizades, as crianças vivenciam um excelente exercício de convivência social. Isso contribui diretamente para a diminuição de problemas comportamentais, já que o convívio evita o isolamento e outros problemas sociais.

Experimentação sobre a vivência em sociedade

Junto com as amizades podem vir opiniões e gostos distintos, além de personalidades com todos os tipos de características. Esse contato com pessoas diversas dentro da escola nos proporciona uma bagagem de conhecimentos ainda maior, ensinando muito sobre o respeito às diferenças, assim como noções sobre os limites, empatia e compreensão.

Criatividade e autoconhecimento

A convivência positiva com os amigos também acompanha novas ideias, referências e brincadeiras. Esse repertório, somado à imaginação, ajudará o seu filho a pensar sobre soluções criativas para os contratempos do dia a dia ou tarefas escolares.

Junto a isso, ele também começará a entender mais sobre si mesmo, como quais são os assuntos que mais despertam o seu interesse, como ele vê o mundo à sua volta e quais são os seus sentimentos diante de diferentes situações. Esse conhecimento mais aprofundado sobre si mesmo trará bem-estar, refletindo positivamente sobre os estudos.

Todo mundo aprende junto!

Com o apoio dos amigos, os estudos ainda ganham uma forcinha. Quem manda bem em matemática pode ajudar aqueles que sentem mais dificuldade, enquanto o amigo que é bom em língua portuguesa pode dar dicas valiosas para uma boa redação.

As crianças podem formar um grupo de estudos, ou mesmo estar presentes em sala de aula para dar dicas na hora das atividades. Assim, as amizades garantem sentimento de acolhimento e apoio, trazendo mais disposição para estudar.

Cuidado com as queixas

Seja no universo on ou off-line, o bem estar emocional é fundamental para uma vivência escolar positiva, e as boas relações com os amigos é um elemento importante em todas as fases escolares. Por isso, atenção às queixas constantes, OK?

Não deixe de perguntar ao seu filho como ele se sente durante as aulas e se está se entrosando com os colegas. Com diálogo e cuidado, educadores e família podem trabalhar juntos para promover o acolhimento e permitir que a criança ou o adolescente encontre amigos com quem se identifique.

Você também tinha amizades especiais na escola?

Os amigos podem fazer a diferença em nossas experiências escolares, transformando esse período em memórias pra lá de especiais.


"A amizade tem o poder de renovar a aula."

Seja um amigo!




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page