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Aquarela no meu prato

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais colorido um prato, mais saudável ele é. Na prática, isso se resume pela variedade de coloração que podemos encontrar nos carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas presentes nos alimentos e sim, essa afirmação é verdadeira, PORÉM, há ressalvas. Esse texto visa esclarecer que uma alimentação balanceada exige variedade de nutrientes e acompanhamento com um profissional que te direcione corretamente na criação deste prato.

      Os alimentos são fontes de matéria e energia para os seres vivos, sendo assim, necessários para a manutenção da mesma, como o movimento, crescimento e reprodução. Carboidratos, por exemplo, são responsáveis pela realização da respiração celular, processo fundamental para geração de energia do metabolismo e podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como os tubérculos (batata, inhame, mandioca e cenoura). As proteínas, geralmente, são de origem animal e podem ser encontradas em carne, ovos, leite e leguminosas, já as gorduras, ou lipídeos, são reservas de energia, isolantes térmicos e isolantes térmicos durante a hibernação de animais, por exemplo. As vitaminas são necessárias e auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes. Então, sem elas, não há absorção de substâncias necessárias no organismo.

    Para concluir, sabemos da importância de um prato colorido e balanceado, uma vez que dentro dele há todos os nutrientes necessários para manter o nosso corpo bem e nutrido. Porém, se faz necessário acompanhamento com uma nutricionista para saber das necessidades e da quantidade de tais moléculas na nossa alimentação.



Por: Mayara Silva

Professora de Ciências da Natureza e Biologia do Colégio Constelação



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