top of page

A importância do aprender brincando.

Para início de conversa: Sabemos que quando aprendemos através de jogos, brincadeiras e atividades interativas, o processo de assimilação de conhecimento se torna mais prazeroso e envolvente. Pois o aprender brincando proporciona um ambiente livre de pressões e cobranças, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado e a criatividade é incentivada e estimulada.


Considerando que ao introduzir a aprendizagem lúdica, sempre é possível explorar diferentes áreas do conhecimento de forma dinâmica e divertida. Jogos, quebra-cabeças, charadas, dramatizações, experiências científicas, entre tantas outras atividades, oferecem oportunidades de aprendizado através da ação, da experimentação e da resolução de problemas ao decorrer de suas vidas.


Sabendo que além disso, aprender brincando faz com que a informação seja memorizada de forma mais duradoura. Pois quando estamos dentro de uma atividade que nos diverte, nosso cérebro está mais engajado, as vivências são fortalecidas, tornando a aprendizagem mais efetiva.


Dica importante: Não importa a idade, aprender brincando é uma forma eficaz e prazerosa de adquirir conhecimento. Ao estimular sua curiosidade, vai abrir sua mente para o lúdico, então descubra como a diversão pode potencializar o seu aprendizado. Em qualquer lugar ou ambiente, você irá aprender.


Por: Marcionilia de Sousa Alves

Professora de Educação Infantil do Colégio Constelação




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page